Categories
Saúde

Qual a diferença entre desodorantes e antitranspirante?

Conheça quais são as dessemelhanças entre estes dois produtos usados de forma popular para o suor.

Muitas pessoas usam desodorante e antitranspirante de forma intercambiável nas axilas todas as manhãs, mas há um mundo de diferença entre essas duas palavras mal usadas. Você sabe o que separa uma da outra?

Antes de mergulharmos na diferença entre desodorante e antitranspirante queremos dar um pouco de conhecimento sobre a história deles.

Você pode se surpreender ao saber que esses dois produtos são uma invenção bastante recente. O primeiro desodorante foi lançado em 1887.

Enquanto comparamos o desodorante com o produto em bastão que conhecemos e amamos hoje, na época era uma pasta.

O primeiro antitranspirante chegou ao mercado no anos de 1902, mas demorou mais alguns anos para se popularizar porque falar sobre o odor corporal ainda era muito tabu, especialmente entre as mulheres.

Tudo isso mudou quando um anúncio para um antitranspirante precoce convenceu as mulheres de que cheirar mal era tabu social que faria seus amigos falarem delas pelas costas.

Qual é a diferença?

A diferença entre desodorante e antitranspirante é bastante simples, mas primeiro, uma pergunta rápida para você: Sabia que o suor não tem nenhum cheiro real?

É verdade. Ao contrário da crença popular, o suor é apenas molhado e não tem cheiro. O odor surge quando as proteínas e a gordura do suor se misturam com as bactérias que vivem na nossa pele.

Algumas partes do corpo, como axilas e virilhas, são mais propensas ao crescimento de bactérias e a odores indesejados.

Conhecer esse pequeno fato sobre o suor é essencial quando se trata de entender a diferença entre desodorante e antitranspirante. As pessoas usam esses produtos por dois motivos principais: parar o odor e o suor.

É importante saber que a umidade nem sempre é igual ao cheiro, o que pode influenciar sua decisão sobre a compra.

Basicamente, o desodorante serve para disfarçar o cheiro enquanto antitranspirantes funcionam para reduzir suor.

No entanto, a melhor maneira de combinar desodorante e antitranspirante é usar antitranspirante à noite antes de dormir e desodorante pela manhã.

Um olhar mais especial ao desodorante

O nome do desodorante nos dá uma pista importante sobre o que faz, que é prevenir ou encobrir o odor.

Os desodorantes ajudam a tornar a habitação de perto com outras pessoas uma experiência mais agradável, combinando ingredientes com fragrâncias para ajudar a encobrir os odores desagradáveis ​​do corpo.

Como usar o desodorante?

Se você estiver preocupado em cheirar bem ao longo do dia, um excelente desodorante pode ajudá-lo a se sentir seguro.

Para melhores resultados, aplique o produto após o banho. Verifique se a pele está completamente seca; caso contrário, o desodorante não será tão eficaz.

Algumas pessoas também optam por reaplicá-lo mais tarde, se sentirem que estão ficando um pouco malcheirosas, o que pode ser feito, mas isso é uma questão de preferência pessoal.

Qual é o melhor para bloquear suor?

A resposta é nenhum. O bloqueio de suor apenas se faz possível com a utilização de um antiperspirante eficaz, que na prática representa a própria evolução do antitranspirante, disponível no mercado nacional desde o início do século XXI.