Categories
Led

Por que escolas devem usar lâmpadas led?

As instalações educacionais têm muito a ganhar com transição para led. Alguns dos benefícios podem te surpreender.

Durante anos a iluminação fluorescente tem sido a fonte mais prevalente de luz nas escolas, mas as pesquisas estão nos mostrando que elas têm efeitos prejudiciais em comportamento, aprendizado e saúde.

Atualmente as instituições de ensino estão percebendo que uma solução alternativa está disponível, conhecida também como iluminação led. Abaixo aprenda as maneiras pelas quais escolas se beneficiam com a incorporação deste recurso tecnológico.

Muitas vantagens das lâmpadas leds para escolas

A luzes de led geram maior segurança e não possuem produtos químicos tóxicos, 100% recicláveis, enquanto as luminárias antigas são preenchidas com contaminantes nocivos, substâncias cancerígenas perigosas encontradas em reatores fluorescentes.

Mesmo as luzes fluorescentes e incandescentes mais recentes contêm combinações prejudiciais de mercúrio e gases inertes. Tubos quebrados ou mal gerenciados expõem esses produtos químicos tóxicos ao ar.

Outro perigo do mercúrio é que ele produz luz UV que pode causar danos à radiação no corpo humano. Além disso, a pesquisa mostra que as luzes fluorescentes geram estresse corporal, ansiedade, hiperatividade, problemas de atenção e outras angústias.

Isso leva ao nosso próximo ponto: Como a tecnologia led aumenta a produtividade?

Mais produção

Os cientistas e pesquisadores estudam há muito tempo os efeitos da luz artificial na produtividade. A conclusão é sempre que a iluminação adequada nas escolas pode ter vários impactos positivos aos alunos.

Leds foram criados com isso em mente pois aumentam foco, concentração e melhoram humor ou comportamento dos alunos.

Da mesma forma que a luz do sol da manhã nos ajuda a acordar para focar no dia, leds são criados com temperaturas de cor e níveis de claridade que aumentam a cognição mental.

Um estudo específico da USP descobriu que a iluminação adequada aumenta a velocidade de leitura, reduz a frequência de erros e aumenta a concentração dos alunos quando resolvem problemas matemáticos.

Menos gastos e mais economia

O setor educacional é financiado por contribuintes e doações, tornando o trabalho dos tomadores de decisões financeiras de uma escola mais difícil.

Ao visualizar as despesas de uma escola o uso de energia é inevitável e constante, mas também algo que pode ser diminuído com decisões inteligentes.

As lâmpadas tubos leds usam 80% menos energia que as lâmpadas incandescentes, e, em média, 40% do que produções fluorescentes. Também são uma alternativa de baixa manutenção pois oferecem até 99 mil horas de luz e quase nunca precisam ser substituídas ou reparadas.

Ao economizar nas contas de trabalho e serviços públicos as escolas podem alocar orçamento para outras iniciativas importantes.