Categories
Led

Fatos curiosos sobre iluminação led

Sabia que a iluminação led representa uma grande tendência do futuro? Sabe por quê? A resposta você acompanha no texto.

Se o seu foco está na eficiência, no retorno do investimento ou na sustentabilidade, as soluções de diodo emissor de luz, também conhecidas como led, têm muito a oferecer.

Este guia abrangente analisa mais a iluminação led e seus fatos curiosos em relação a outras soluções de iluminação. Atenção na leitura.

Iluminação led e fatos curiosos

A iluminação led passa uma corrente elétrica através de um microchip, que alimenta o diodo emissor de luz. Portanto é um tipo de semicondutor que pega elétrons da corrente elétrica e os recombina com orifícios de elétrons. Isso libera fótons num processo conhecido como eletroluminescência.

O primeiro uso prático dos leds foi em 1960 dentro de dispositivos de controle remoto, lâmpadas indicadoras e displays de sete segmentos (calculadoras, relógios digitais, medidores eletrônicos, entre outros.).

Esses leds iniciais eram limitados à cor vermelha, mas os avanços posteriores começaram a produzir uma variedade mais ampla de tons, ajustando os níveis de energia e intervalos de banda nos microchips.

Os leds apresentam produção direta de luz em vez de produção indireta através do calor, com vida útil de até cem mil horas, dependendo do tipo. São capazes de emitir iluminação monocromática, disponível em qualquer cor. Modelos do tipo consomem 87% menos energia do que as luzes tradicionais.

Mais vantagens das lâmpadas de led

A vida útil das lâmpadas de led e o menor consumo de energia são os principais benefícios, mas há uma lista muito maior de vantagens no uso do que em lugar da iluminação tradicional. Exemplos:

Segurança

Os modelos de led usam noventa por cento do calor associado à produção de luz, o que forma padrões mais frios e seguros.

Reprodução de cores

Impressionantes escolhas de tons que mostra a verdadeira cor de um objeto. Isso pode ser útil nos ambientes de design e fabricação.

Menor

O tamanho menor dos leds economiza espaço nos ambientes.

Flexibilidade de design

Tamanho, cor, escurecimento e outras características permitem maior flexibilidade nos projetos de iluminação.

Emissão de luz direcional

Iluminação de 180 graus mais eficiente, sem desperdício atrás do aparelho.

É instantâneo

Os leds acendem e apagam instantaneamente, não se degradam devido à frequência.

Capacidade de escurecimento

Podem ser ajustados de um por cento a cem por cento da capacidade.

Voltagens baixas

Os leds podem operar com uma voltagem muito menor do que outros tipos de iluminação.

Sem emissões UV

A maioria das emissões dos modelos ocorre no espectro visual, com uma pequena quantidade de espectro infravermelho e sem emissão de energia ultravioleta.

Amigável ecologicamente

Os produtos led não usam gases negativos em termos ambientais como mercúrio, por exemplo, de modo que são mais sustentáveis.

Sem oscilações por causa de temperatura

As propriedades de resistência térmica dos leds permitem existir uma faixa muito mais ampla de temperaturas extremas sem causar degradação.